Haddad é confirmado como vice de Lula

O partido também anunciou uma aliança com a candidata Manuela D'Ávila (PCdoB), que desistiu da candidatura à Presidência


O PT oficializou, no início da madrugada desta segunda-feira, que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) será o vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva. O Twitter oficial de Lula já tinha confirmado minutos antes a junção. O partido também anunciou uma aliança com a candidata Manuela D'Ávila (PCdoB), que desistiu da candidatura à Presidência.

O pedido para Haddad ser vice foi feito por Lula por meio de uma carta à Executiva Nacional do PT. No documento, o ex-presidente cogitou a possibilidade de Manuela D'Ávila (PCdoB) compor a chapa, mas deixou a decisão para a executiva do PT.
Continua depois da publicidade

Em coletiva, Haddad comentou a confirmação para ser vice de Lula. “Essa resistência que estabelecemos nessa coligação vai ser muito importante. O que nos mantém unidos é a defesa incondicional do Lula, o maior líder político do Brasil. Estamos aqui unidos em torno dele mais uma vez. Vamos para o pentacampeonato", disse.

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), também comentou a aliança. "Estamos muito animados com essa coligação que formamos pela candidatura de Lula. Quero agradecer aos partidos que estão conosco pela unidade em torno Lula. O PCdoB, o PROS e o apoio do PCO. E a importante decisão de setores do PSB que se manifestaram a favor. Vivemos uma situação anormal. O presidente Lula ausente fisicamente, depois da perseguição que sofreu. Fizeram de tudo para tirá-lo do processo eleitoral. A última foi esse anúncio da Justiça Eleitoral em relação ao prazo pelas coligações. Quero deixar isso registrado", afirmou.




A candidatura de Lula, preso e condenado na Lava Jato, à Presidência da República foi oficializada nesse sábado. O partido organizou um encontro nacional na Casa de Portugal, em São Paulo, para sacramentar a decisão.
Ações

A equipe jurídica que assessora o PT na área eleitoral identificou, até a noite deste domingo, 5, duas ações que pedem a impugnação do registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os advogados vão se manifestar alegando que a Justiça Eleitoral não pode decidir sobre a candidatura antes do registro da chapa, programado para o dia 15 de agosto. O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira esteve reunido, neste domingo, com a direção do PT para definir os detalhes da indicação do candidato a vice e do processo de registro da candidatura.